Cephas realiza ações de conscientização da saúde da mulher

Evento reuniu alunos e profissionais da saúde

Saúde da Mulher foi tema de palestra que aconteceu na tarde desta terça-feira (19), no auditório do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). O evento, que também foi transmitido de forma online, teve como objetivo promover a conscientização para o controle do câncer de mama, dentro da campanha outubro rosa.

Foram abordados assuntos como os métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. Participaram do evento, principalmente alunos dos cursos de Enfermagem e Química do Cephas em dois períodos (manhã e tarde).

A estudante de química, Olívia Maria Paiva de 21 anos, acredita ser muito importante falar sobre a saúde da mulher, de acordo com ela, em pleno século 21, ainda existem muitas pessoas que ainda não têm conhecimento sobre esse assunto. 

Olívia completa dizendo que a iniciativa do Cephas mostra a preocupação com a informação e o acolhimento aos alunos. “Tanto que temos meninos e meninas participando”, afirma. 

Já Reinaldo Dias, de 25 anos, aluno do curso de Enfermagem, comentou que a conscientização é muito importante, seja para mulheres e homens. “É preciso conhecer, se auto examinar e procurar um médico, pois isso pode atingir a todos”, disse. 

A presença dos estudantes que não fazem Enfermagem, também chamou a atenção de Reinaldo, que enfatizou a importância da participação de todos. “A interação dos alunos de outros cursos é positiva, pois faz com que a informação chegue mais longe”, finaliza.

 

Durante o evento, os profissionais da saúde e os alunos que contribuíram na campanha de vacinação contra a covid-19 foram homenageados com bottons e flores.

A conscientização sobre a campanha de prevenção ao câncer de mama segue sendo realizada nas unidades da Fundhas com encerramento marcado para o dia 27 de outubro.