Primeira Chance estimula protagonismo entre os jovens

Programa é em parceria com Secretaria de Esportes e Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Ariane Caldas
Fundhas

A segunda edição de 2021 do programa Primeira Chance, da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), começou nesta terça-feira (28), no auditório do Centro da Juventude (região sul), e reuniu 30 jovens movidos por sonhos e novas oportunidades profissionais.  

Em “Os Diferenciais da Competitividade”, tema escolhido para a abertura do programa, o empresário Mário Celso do Prado abordou o perfil dos jovens para o mercado de trabalho e destacou a importância da coragem, disciplina, compromisso e comprometimento como características importantes para o crescimento profissional. 

Por meio de vídeos e troca de experiências, Mário envolveu os jovens com a sua trajetória profissional e de vida, e propôs também reflexões acerca das dificuldades, mudanças e desafios para que cada indivíduo alcance os seus objetivos. 

Para João Vitor Lopes, de 19 anos, a participação foi positiva. “Gostei da proposta e da palestra”, disse. Para ele, este tipo de iniciativa ajuda os jovens a buscarem formação e garante oportunidade para todos, já que os módulos são gratuitos.

Dentro desta linha, Douglas Gomes Antunes também concordou. “Para os jovens é complicado iniciar um trabalho, a primeira palestra revelou como pessoas experientes podem ajudar os mais novos, aprendi muito”, afirma. 

Aos 19 anos, Douglas pensa longe e garante que não pretende parar, “Embora queira me formar em psicologia, quero ser um empreendedor e para isso preciso ter conhecimento em várias áreas como contabilidade, desenvolvimento pessoal, e para isso farei cursos e investir no meu futuro”, finaliza. 

Módulos

O programa será realizado no auditório do Centro da Juventude, todas às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, ao longo de quatro semanas. Para a realização do programa, a instituição segue todos os protocolos sanitários de prevenção à covid-19, conforme capacidade e higienização do ambiente. 

  • O Mercado de Trabalho – Cephas 
  • Formação Curricular e dinâmica de Entrevistas – CIEE 
  • Tecnologia e Indústria 4.0 – Assecre 
  • Empreendedorismo como opção de carreira – Sebrae
  • Inteligência Artificial no Mundo do Trabalho – Senai 
  • Inovação Tecnológica e Ferramentas de Gestão – Cephas/Parque Tecnológico  

Ao final dos módulos presenciais, os jovens participantes ainda podem optar por um dos cursos à distância de qualificação profissional oferecidos pelo Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).