Conselho Infantojuvenil da Fundhas debate novas ações

Conselheiros se reúnem para novas ações
Reunião também definiu novo representante jovem para o Conselho Curador da Fundhas – Foto: Divulgação

Ariane Caldas
Fundhas

A Fundação Hélio Augusto de Souza realizou a primeira reunião de 2021 do CIJ (Conselho Infanto Juvenil), formado por crianças e adolescentes das 13 unidades da Fundhas. 

O encontro, realizado na sede administrativa, localizada no Parque Industrial (região sul), reuniu na última segunda-feira (21), cerca de 30 representantes com idades entre 10 e 16 anos para discutirem ações, ideias de melhorias e novos projetos para o segundo semestre. 

Durante a assembleia, foi escolhido o representante infantojuvenil no Conselho Curador da Fundhas. Wesley Rodrigo Camilo Martins, de 17 anos, é o novo titular. 

Há 10 anos na Fundhas e há quatro atuando no CIJ, o veterano conta animado sobre o novo desafio. “Vou representar a visão de todos os adolescentes e das 13 unidades. Vou dar voz aos alunos e aos pais de cada um”, afirma. 

Wesley ainda conta que a participação no conselho é uma oportunidade que vai além das portas da Fundação e pode ajudá-lo também como cidadão. “Como líder eu tenho que aprender a ouvir os interesses dos outros e eu vou levar isso pra vida, é um aprendizado muito importante”, destaca.

Protagonismo e cidadania

Ryan Ribeiro de Souza, 15 anos, representa há quase três anos os atendidos da Unidade Dom Pedro. “Eu tento levar os pedidos dos alunos da melhor forma possível para a sede, na maioria das vezes, nos escutam e atendem o que está no alcance no momento”, explica.

O jovem, que pretende seguir carreira na comunicação, diz que o CIJ é a oportunidade para aprender a lidar com as pessoas e a desenvolver o perfil de liderança. “Quero fazer a diferença”, finaliza. 

Apesar da pouca idade, a representante da unidade Dom Bosco, compartilha do mesmo sentimento. Letícia Gabriela de Souza Limeira, 12 anos, participa pela primeira vez e se mostra atenta e interessada nos assuntos apresentados. 

“Eu acho que aqui eu posso ajudar alguns alunos a terem mais respeito, a se tornarem uma pessoa melhor e assim melhorar a Fundhas como um todo”, afirma. 

Sobre o Conselho Infantojuvenil

O CIJ foi criado em outubro de 1996 e atua com o objetivo de representar os interesses das crianças e adolescentes junto à direção da Instituição. O Conselho é formado por jovens representantes das unidades, que foram eleitos pelo voto direto dos alunos da Instituição, e se reúnem com profissionais da Fundhas.

MAIS NOTÍCIAS
Fundhas