Home > Novidades

Cephas: 21 anos de inovação e educação profissional


Cerimônia de comemoração de 21 anos

Ariane Caldas
Fundhas

O Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) completa nesta quinta-feira (3), 21 anos de história oferecendo oportunidades por meio da qualificação profissional em São José dos Campos. 

Para celebrar esta importante data, a instituição realizou uma cerimônia interna em homenagem entidades parceiras, ex-diretores e colaboradores que contribuem com a formação pessoal e profissional de milhares de joseenses. 

Wagner Rodolfo de Siqueira, empresário parceiro e membro do Conselho Curador da Fundhas, compartilha o sentimento de fazer parte desta história. Para ele os projetos desenvolvidos pela instituição são importantes para a formação de futuras lideranças do município. “O mercado de trabalho sempre foi dinâmico, mas hoje estamos vivendo um momento diferente, por isso dar oportunidade e capacitar os jovens é fundamental”, afirma. 

A cerimônia também foi marcada pela assinatura de contratos de parceria para o desenvolvimento de atividades e projetos com foco na empregabilidade e geração de renda. 

O acordo firmado com o CDTCC (Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil), promove a interação e o relacionamento dos estudantes com os empresários do setor da construção civil para auxiliar na inserção ou recolocação ao mercado de trabalho.

Para ampliar o atendimento, também foi oficializada a parceria com o Senai (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial) para a oferta de 395 vagas em cursos gratuitos. Maurício Ogawa, representante da entidade, explica que a parceria é valiosa para o município, pois visa a oferta de cursos que geram oportunidades rápidas de trabalho e geração de receitas. Para ele, o conhecimento é capaz de trazer dignidade e transformar a vida das pessoas. 

11 mil vagas

Inaugurado em 2000, o Cephas é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). São 21 anos de trabalho e conquistas, acompanhando as mudanças do tempo e se modernizando para oferecer o melhor. 

Atualmente, o Centro de Educação oferece oportunidades gratuitas em cursos técnicos, formação inicial e continuada, aprendizagem profissional e cursos na modalidade EAD para adolescentes, alunos e a comunidade joseense.

No nível técnico, a instituição oferece diversas opções de cursos: Administração, Enfermagem, Edificações, Eletrônica, Química, Mecânica, Hospedagem, Mecânica em Aeronaves em grupo motopropulsor, Mecânica em Aeronaves em Célula e Comércio, oferecido pela primeira vez.

Buscando acompanhar as necessidades do município e do atual cenário econômico, o Cephas já abriu, somente neste ano, mais de 11 mil vagas para cursos de qualificação profissional à distância.

MAIS NOTÍCIAS
Fundhas