Home > Novidades

Alunos da Fundhas produzem textos para portal de notícias


Alunos da Fundhas escrevem textos jornalísticos

Ariane Caldas
Fundhas

Lavínia Faria, estagiária sob supervisão da jornalista Ariane Caldas

Papel, caneta na mão e uma atividade divertida. Isso é tudo que os atendidos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) precisam para escrever um texto para um portal de notícias da região.

O projeto Meon Jovem, oferecido gratuitamente pelo Portal Meon, está sendo desenvolvido em três unidades da Instituição pelo eixo de Comunicação e Uso de Mídias e tem auxiliado crianças e adolescentes a enriquecerem o processo de aprendizagem. 

Os profissionais da Fundhas receberam material de apoio disponibilizado pelo portal para o desenvolvimento das atividades e os alunos aprenderam sobre o gênero textual notícia. De acordo com a professora Juliana Cunha Sampaio, cada adolescente escreve sobre os assuntos de maior interesse. Para ela, o projeto é importante para desenvolver a escrita e estimular a criatividade. 

Bárbara Vitória, está produzindo uma matéria sobre plantas. No texto, a aluna conta a importância do cultivo para o meio ambiente e a vida na terra. Quando perguntada sobre a experiência, Bárbara diz que está sendo muito legal. “Eu gosto de escrever, mas nunca me vi escrevendo esse tipo de texto para um site. Estou gostando bastante.”

Aos 14 anos, Bárbara gosta de estudar História e aprender sobre os acontecimentos marcantes do Brasil e do mundo. Para ela, o que torna o projeto ainda mais especial é o alcance do portal. “Todas as pessoas podem ver o nosso trabalho”, afirma.  

Sobre o processo de produção da reportagem, Bárbara conta que o maior desafio foi definir o tema. “Todos os assuntos surgiram das nossas atividades aqui na Fundhas, com orientação da professora”, explica Bárbara. 

Emoção

Para Maycon Fabiano, que já teve um texto publicado, o sentimento é de felicidade. “A minha mãe foi a primeira a ver o texto, ela ficou muito emocionada. A minha família está me apoiando a escrever”, conta. 

Maycon escreveu uma matéria sobre esportes em parceria com o colega de turma, Cauã. Os alunos contaram sobre o “Mini Basquete”, um jogo educativo realizado na Fundhas e produzido com material reciclável. “No início foi difícil, porque eu não sabia muito bem como fazer, mas aos poucos foi ficando mais fácil”, explica Maycon. 

Sobre o futuro, o jovem de 13 anos, diz que está cedo para pensar em uma profissão, mas pretende continuar escrevendo. “É uma oportunidade interessante, pode ser que eu seja escritor”, finaliza. 

Meon Jovem

O projeto Meon Jovem é desenvolvido com alunos do ensino fundamental e médio e tem como objetivo despertar o interesse de crianças e adolescentes pelo jornalismo e a rotina de uma redação, por meio da escrita de matérias e entrevistas com o auxílio de professores e jornalistas.