Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Campanha ‘Faça Bonito’ acontece nas unidades da Fundhas


Assistentes sociais realizam palestras sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – Foto: Divulgação

Ariane Caldas
Fundhas

Em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece nesta terça-feira (18), a Fundhas tem realizado diversas ações com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência sexual infantil.

A campanha “Faça Bonito”, que acontece há mais de 20 anos na Fundhas, promove em parceria com a Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar de São José dos Campos, palestras e atividades com informações sobre contexto histórico, número de casos, além de debater sobre a importância do tema e apresentar canais de denúncia e proteção às vítimas. 

Neste sentido, a instituição conta também com uma equipe multidisciplinar de assistentes sociais, professores e psicólogos que com sensibilidade e atenção, trabalham no dia a dia, questões pedagógicas, conflitos pessoais e familiares de crianças e adolescentes entre 6 a 18 anos, que podem ser encaminhadas pela rede municipal como forma de proteção ou, ainda, aqueles que chegam na instituição de forma espontânea mas que são identificados com algum tipo de vulnerabilidade.  

É neste contexto, que a assistente social Renata Vasconcellos, da unidade Campos São José (região leste), explica sobre o trabalho realizado. “ O olhar da Fundhas já é voltado para a proteção e prevenção, mas nesta semana estamos com ações intensificadas e que promovem oportunidade de conhecimento, mas principalmente ajudam a abrir caminhos.” Para a profissional, as ações ajudam crianças e adolescentes a se conhecerem melhor e a identificarem possíveis situações de risco. 

Foto: Divulgação/PMSJC

“Mostramos a eles que não estão sozinhos. Entre uma atividade e outra, reforçamos sobre o tema. É uma troca muito positiva, eles demonstram respeito pelo assunto e se mostram interessados”, disse. 

Atividades

Além das palestras, a Fundhas trabalha de forma leve e lúdica com os menores. Com muita criatividade, as crianças produzem cartões com o ícone da campanha, o girassol, que representa a pureza e a inocência. “Enquanto eles desenham, vamos introduzindo o tema, essa informação é fixada na cabecinha deles, quando eles olham o símbolo já identificam do que se trata”, explica Renata. 

Foto: Divulgação/PMSJC
Foto: Divulgação/PMSJC

Para a assistente social, o desenho também é muito importante para identificar o que a criança vive. “Os temas sempre vem à tona, não necessariamente pela fala, por isso a sensibilidade dos educadores em sala de aula é muito importante”, afirma. 

A programação “Faça Bonito” continua em 10 unidades da Fundhas até sexta-feira (21), com atividades para os atendidos e lives para os profissionais.