Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Banda da Fundhas se prepara para apresentação em desfiles cívicos


Toda semana, a Banda Marcial da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) reúne cerca de 80 crianças e adolescentes, na Unidade Jardim Paulista, para os ensaios do grupo. Nesta semana, os jovens músicos se preparam para apresentações em eventos municipais.

A banda participa do desfile de aniversário de Eugênio de Melo neste domingo (1). E no próximo dia 7, em que se comemora a Independência do Brasil, o grupo irá desfilar junto à ala da Fundhas.

Composta por alas com instrumentos de percussão, sopro, cordas e corpo coreográfico, a composição musical intensificou os ensaios nesta quarta-feira (28) para surpreender o público.

“Ensaiamos bastante para fazer bonito na avenida. A música é algo que gosto muito, me acalma, ajuda a pensar na vida e a estudar. Queremos apresentar nosso melhor”, diz Devison Conceição Rodrigues, 15 anos, sendo dois deles tocando trombone na banda.

Tatiane Gaspar Cordeiro, 14 anos, é baliza no corpo coreográfico há cerca de um ano. A adolescente diz ter ‘se encontrado’ na função, fazendo evoluções, malabarismos e coreografias à frente do grupo.  

“Nunca imaginei que pudesse ser baliza um dia. Logo que conheci a dança na Fundhas me apaixonei, apresentar é algo importante para a minha vida, pe valioso. Estamos ensaiando para sermos excelentes”, afirma.

A colega de Tatiane, Ludmila Miriâ Nunes de Prado, 11 anos, toca clarinete e diz ter aprendido sobre “paciência e disciplina” por meio da música.

A banda da Fundhas desenvolve atividades de música e dança dentro de uma filosofia educacional, garantindo oportunidades de desenvolvimento de vocações artísticas às crianças e aos adolescentes da Instituição e coleciona prêmios.

Formação musical

Segundo a equipe responsável pela banda, a participação no grupo musical pode ser a oportunidade de início para a formação de jovens músicos, uma vez que oferece o primeiro contato com uma linha definida de melodias e ritmos, a possibilidade de conhecer peças contemporâneas e eruditas, além das apresentações em datas comemorativas na Instituição e no município.

Aos estudantes é ofertada a vivência e aprendizagem de valores essenciais à formação humana, como respeito, disciplina, organização, e o protagonismo entre os jovens.

Segundo Wesley de Moura Nascimento, 14 anos, “a música muda a vida para melhor. Desde que comecei a participar da banda estou mais atento e observador”, diz.

Desfiles cívicos

O grupo se prepara para dois desfiles em setembro. No próximo domingo (1), a apresentação será no aniversário do Distrito de Eugênio de Melo, durante desfile cívico, a partir das 9h30, na Avenida Ambrósio Molina.

E no feriado da Independência, dia 7, a banda desfila junto com representantes da Fundhas durante comemorações cívicas programadas, na região central.

Conheça a Fundhas

Ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens em São José dos Campos, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e com atuação no contraturno escolar, a Fundhas oferece projetos voltados à música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Mais informações Fundhas SJC