Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Aluna da Fundhas vence Campeonato Paulista de Judô


Escola, ensaios e treinos. A rotina da jovem Ester Ribeiro, 14 anos, é agitada e dividida entre estudos, dança e esporte. A aluna da unidade Jardim Paulista da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) venceu no último fim de semana o Campeonato Paulista de Judô, em São Carlos (SP), na categoria Sub-15 e agora se prepara para competir o Brasileiro, no Rio de Janeiro, em agosto.

Ester conquistou ainda o primeiro lugar no ranking estadual de sua categoria. A garota participa do programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos, e também da ADPM (Associação Desportiva da Polícia Militar) pelo projeto Olhar Futuro.

Foi no projeto que Ester teve seu primeiro contato com o judô, há cinco anos, e foi paixão à primeira vista. O esporte faz parte do dia a dia da garota, que pretende “entrar na seleção brasileira de judô e, futuramente, estudar Educação Física para ser professora”.

“O judô é tudo na minha vida, faz bem para o corpo e para o psicológico. No futuro, quero representar o Brasil em alguma olimpíada e dar aulas de judô”, conta. Na Fundhas do Jardim Paulista, que tem por característica o trabalho voltado à música e à dança, e é responsável pela fanfarra, banda e o corpo coreográfico da Instituição, Ester também se destaca.

“A Fundhas é muito importante para a minha vida também, me sinto bem quando estou dançando e ensaiando junto com o corpo coreográfico”, diz a jovem.

“Ela é uma adolescente muito dedicada e esforçada, tem talento tanto para o esporte quanto para a dança. Ambas atividades acabam se completando e ela se destaca. Ester tem bom relacionamento com todos na Unidade, estamos na torcida”, comenta o gestor, Flávio Messias.

As lições do esporte vão além dos tatames e contribuem para o desenvolvimento saudável. Segundo a mãe de Ester, Eliane Ribeiro, os principais aprendizados são sobre respeito, disciplina com normas e cuidados com a saúde.

“Quando estava com 9 anos eu quis que ela começasse a praticar um esporte, tentamos balé e natação até chegarmos no judô. Após treinar pela primeira vez, ela me disse no final: ‘mãe, pode comprar o meu quimono, estou decidida, é isso que quero’ e nunca mais parou”, conta Eliane.

Próximos passos

Além de frequentar a Fundhas, a atleta treina todos os dias e participa de campeonatos aos finais de semana. O foco agora é se preparar para o Campeonato Brasileiro, que acontece em agosto, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.

“Nossa expectativa é boa, ela tem grandes chances, é nossa promessa para o futuro. O esporte só traz benefícios, queremos que os atletas sejam bons não apenas no judô, mas em casa com a família, na escola, na Fundhas, em todos os lugares”, observa o sensei de Ester, Jefferson Luiz dos Santos, sargento da PM no projeto Olhar Futuro.

O Olhar Futuro oferece aulas de judô para pessoas a partir dos 3 anos de idade. O projeto existe há 19 anos em São José e atualmente conta com cerca de 400 atletas. Mais informações aqui. 

A Fundhas

Ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

Com atuação no contraturno escolar, a Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e oferece projetos voltados aos esportes, música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.