Institucional

O que é a FUNDHAS?

A FUNDHAS (Fundação Hélio Augusto de Souza) é o maior projeto social do município de São José dos Campos. Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos é uma instituição sem fins lucrativos que desde 1987 atende crianças, adolescentes e jovens do município, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. A DECA (Diretoria Especializada em Crianças e Adolescentes) atende em suas 10 unidades, divididas por regiões, crianças e adolescentes de 06 a 14 anos, no contraturno escolar. Para as idades subsequentes, a FUNDHAS conta com o CEPHAS (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que desenvolve educação profissional, iniciando com a Empregabilidade dos adolescentes, dos 15 aos 18 anos, atendendo em quatro unidades, com a possibilidade posterior de ingresso no ensino formal técnico, via Vestibulinho do Cephas.

Nosso foco

A FUNDHAS desenvolve seus trabalhos com foco em “fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes” e ser excelência nas ações socioeducativas propostas, que possam viabilizar a emancipação social. 
A instituição compreende a emancipação social como uma aquisição processual de concepções e fazeres que fortalecem o sujeito promove intervenções de caráter preventivo e proativo no desenvolvimento e formação integral do sujeito, considerando suas capacidades e potencialidades, fortalecendo sua tarefa de superação diante dos obstáculos e para o alcance de alternativas emancipatórias. 

O que fazemos?

A FUNDHAS oferece atividades socioeducativas pautadas nos 04 Pilares da Educação (UNESCO): Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer, distribuídas em campos de aprendizagem como: o da Convivência, Proficiência Comunicativa e Matemática, Pensamentos Crítico/Científico, Acesso e Usufruto aos Serviços Básicos, Participação e Protagonismo, Iniciação Profissional e a Aplicação dos Saberes, distribuídas e Eixos/Áreas de Conhecimentos.