Programas e Parcerias

Fanfarra

A Fanfarra da Fundhas, na Unidade Jardim Paulista, desenvolve atividades de música e dança dentro de uma filosofia educacional garantindo oportunidades de desenvolvimento de vocações artísticas às crianças e adolescentes da instituição. A Fanfarra conta com 70 crianças e adolescentes, entre eles, músicos e o corpo coreográfico. Além de trabalhar a musicalidade, a fanfarra permite aos estudantes a vivência e aprendizagem de valores essenciais à formação humana, como respeito, disciplina, organização e o protagonismo entre os jovens que representam a Fundhas em apresentações nas unidades e em eventos externos, como os
desfiles cívicos de aniversário do distrito de Eugênio de Melo e do Dia da Independência, ambos em setembro. Os membros do grupo têm aulas de música diariamente e participam de ensaios gerais todas às quartas-feiras, no período da tarde.

Secretaria de Esportes - Programa Atleta Cidadão

Projeto “Jogo de Damas” nas Unidades da Fundhas — O jogo de damas, no contexto da educação, está sendo cada vez mais utilizado por auxiliar significativamente o desenvolvimento de características do pensamento cognitivo (abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução e indução) e por ser considerado um ótimo meio de elevar o nível intelectual dos alunos, ensinando o manejo de mecanismos, além de contribuir para o desenvolvimento de qualidades psíquicas e físicas.

Clube Lions - Lions Quest

O Programa Lions Quest é desenvolvido na Fundhas pelos profissionais da área de conhecimento da Promoção da Saúde e Cidadania, nas Unidades da Divisão Regional 1 e 2. O programa Lions Quest enriquece a proposta socioeducativa da Fundhas, auxiliando para o alcance do objetivo fim da instituição, que é contribuir na formação integral e na emancipação social das
crianças e adolescentes atendidos, na medida em que proporciona oportunidades para que as crianças e adolescentes aprendam habilidades emocionais e sociais essenciais necessárias para levar uma vida saudável e produtiva, assim como a prática da boa cidadania.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo permitiu à Fundhas ofertar às crianças e aos adolescentes uma maior diversidade de atividades relacionadas às artes, ampliando o repertório sociocultural de nossos atendidos e contribuindo com sua formação integral.

Secretaria de Apoio ao Cidadão

Através do serviço do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), houve a participação de muitos educadores da FCCR nas unidades Petrobrás e Leste, desenvolvendo oficinas semanais das mais diversas linguagens artísticas e contribuindo para ampliação do repertório sociocultural das crianças e adolescentes.

Outros projetos e parceiros:

Rotary Club em São José dos Campos
Conselho Infantojuvenil (CIJ)
Visão do Futuro – Conselho de Pais e Responsáveis dos Atendidos
Adolescentes Multiplicadores de Atitudes (AMA)
Teatro Cidadão
Programa Jovem Aprendiz