Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias

Cultivo de milho enriquece aprendizado de alunos



Os projetos de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundhas trabalham ações práticas com cultivo de hortas e pomares com alunos – Foto: Divulgação

Trabalhar a formação humana em prol da emancipação social de crianças e adolescentes é a principal missão da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). O trabalho é realizado por meio de projetos e ações que possibilitam experiências inovadoras a seus atendidos.

Um exemplo é o projeto voltado ao respeito à natureza e a importância da alimentação saudável realizado na Unidade Jorge Alegre (Centro) que conta com cultivo, colheita e preparo de milho.

Nesta quinta-feira (5), alunos e professor colheram cerca de 150 espigas de milho, que foram preparadas nesta sexta (6) na cozinha da Unidade, sob orientação da equipe técnica, para degustação de todos. A atividade, que já faz parte das ações institucionais, anima e tem participação ativa dos atendidos. 

Da horta para a cozinha 

Para Karolin Aparecida Pereira dos Santos, 13 anos, a experiência foi única e marcante. “Plantei milho pela primeira vez e foi muito legal. Várias pessoas falavam para mim que a Fundhas é boa por causa dos cursos, estou encerrando meu tempo nesta Unidade e está sendo muito legal, com todo mundo ajudando no dia a dia”, disse.

“Acho essa atividade muito boa, ajudei na colheita, depois aproveitamos bem o milho e agora vamos experimentar”, afirmou Wanderson Francisco, 14 anos.

Raíssa da Silva Souza, 14 anos, também aprovou as aulas diferentes. “Eu gosto de ajudar na cozinha. Fiquei mexendo a panela e coloquei os ingredientes, daí fiquei ansiosa para comer.  Quando for entregar a comida para as pessoas, vou olhar e pensar: ‘olha, fui eu que fiz’, então, estou bastante feliz”, disse.

As espigas colhidas viraram pamonha, que foi servida pelos alunos do grupo aos colegas e funcionários. 

Segundo a equipe técnica da Unidade Jorge Alegre, o trabalho mostra às crianças e adolescentes a importância do milho na alimentação, assim como sua utilização em receitas e a importância do cuidado com a natureza.

Sustentabilidade

O eixo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é uma das áreas de conhecimento que a Fundhas aborda na formação de seus atendidos.

O objetivo é oferecer conhecimentos que promovam a transformação de hábitos e atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente, preservação, consumo consciente e qualidade de vida.

Conheça a Fundhas

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens do município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC, e pelo Instagram.