Fundhas participa de plantio em comemoração ao Dia da Árvore

P

“Na Patrulha Ambiental da Fundhas a gente aprende a ser compromissado a fazer boas ações e tornar o mundo um lugar melhor.” O depoimento de Luís Henrique Sousa dos Santos, 10 anos, da Unidade Petrobras, no Campos de São José (região leste), soa como uma lição a todos que participaram do plantio de mudas na manhã desta sexta-feira (20).

A ação aconteceu na Área de Preservação Permanente do Córrego Alambari e contou com a parceria e participação ativa de representantes da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de São José dos Campos, do Ecomuseu+, do Centro de Estudos de Cultura Popular (CECP), do Lions Clube e moradores da região.

Os alunos da Fundhas são membros da Patrulha Ambiental, que realiza campanhas de limpeza no parque Alambari e no bairro, ações de conscientização sobre cuidados com o meio ambiente, palestras, entre outras.

As plantas foram cultivadas no Centro de Estudos Ambientais da Fundação, que fica no Parque Industrial (região sul). As mudas nativas plantadas visam melhorias na biodiversidade do conjunto de espécies já existentes. 

Patrulha Ambiental em Ação

“Aprendo que podemos fazer a diferença no mundo quando ajudamos a cuidar da natureza, não desmatar e respeitar o meio ambiente e as pessoas. Quando entrei na Fundhas fazia bagunça e era agitado, quando comecei na Patrulha fui aprendendo a mudar o comportamento para melhor”, disse Luís.            

Para o professor da Fundhas, Reginaldo Friggi, ações em parceria com outras entidades como a desta sexta-feira contribuem para ‘ensinar à população a importância da mata, de como manter e cuidar de espaços públicos e preservar a natureza’.

“Na Educação Ambiental sempre trabalhamos a questão de transformar o mundo em um lugar melhor, mas isto deve começar por nós mesmos. Começando em casa e no bairro as crianças estão praticando o que aprendem e vão lembrar destes momentos e valores para sempre”, afirmou.

Juntas, o trio de amigas, Marcelly Eduarda Martins Ferreira, 9 anos,  Isabelle Vitória Tomás Ribeiro, 8 anos, e Karen Hadassa dos Santos Gomes, 8 anos, aprovaram a atividade externa.

 “Gosto de tudo na Fundhas, mas prefiro as aulas de Informática e vir aqui plantar”, contou Marcelly.

“Viemos plantar para o ambiente ficar bonito e porque as árvores limpam o ar que respiramos e fazem bem para nós.”

Participação da comunidade

Há 20 anos, o bairro Campos de São José e região eram muito diferentes. Foi nesta época que Vicente Carlos Corrá se mudou para o local e, desde então, se esforça em cuidar do local e preservar as árvores.

Junto com vizinhos e demais participantes da ação, Vicente também colocou a mão na terra. “É muito importante envolver bastante gente em ações como a de hoje. Ter as crianças aqui é uma beleza, eles já estão aprendendo bem”, disse.

Semana da Árvore

A programação da Semana da Árvore, que acontece de 19 a 27 de setembro, conta com plantios, workshop e ações de mobilização e educação ambiental envolvendo escolas, comunidade e entidades.

O objetivo da Semana da Árvore é estimular a percepção da sociedade sobre a importância das árvores em nosso meio e incentivar a arborização nas vias públicas do município.

Seja nas florestas ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.

Confira a programação completa no site da Prefeitura.

Fazendo a diferença 

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens do município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC, e pelo Instagram.