Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Fundhas conclui capacitação ‘maker’ com educadores


Nesta sexta-feira (30), um grupo de educadores sociais, professores e técnicos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) concluiu a capacitação em robótica sustentável. Após lições sobre eletrônica, programação e trabalhos manuais criativos, os profissionais irão atuar como multiplicadores do conceito maker nas unidades da Instituição.

A oficina desta sexta contou com apresentação de projetos desenvolvidos e certificação. A novidade fará parte do próximo planejamento de aulas e oficinas, com início no próximo ano.

O objetivo é trabalhar competências e habilidades diversas com os alunos, além da importância da sustentabilidade e do consumo consciente, por meio das atividades ‘mão na massa’.

Cultura maker

O conceito da cultura maker reforça o ‘faça você mesmo’ em escolas e instituições educativas. A ideia está alinhada com o mapa estratégico da Fundhas, que busca a implantação de atendimento inovador por meio de soluções tecnológicas.

Paulo César dos Santos, professor do eixo de Meio Ambiente e Sustentabilidade, destacou a importância do trabalho em equipe durante as formações.

“O projeto é desafiador e isso nos move, tem muitas coisas novas que nos empolgam e que vamos levar para as Unidades. O trabalho em grupo enriquece as ideias de todos”, afirma.

“Esta é uma área que envolve robótica, programação e o ‘faça você mesmo’, que são parte do futuro. Levei alguns robôs para os alunos verem e ficaram encantados, gostaram de mexer e querem muito começar a criar também”, diz a professora de Artes, Graziela Sanches de Oliveira.

Novidades

As novidades da Fundhas têm foco no desenvolvimento de pensamento crítico e resolução de problemas, trabalho em equipe, criatividade, inovação, liderança, comunicação, idiomas e tecnologia da Informação, saberes relacionados a áreas de conhecimento que contribuem para a formação integral e emancipação social dos atendidos.

As oficinas aconteceram nas sextas-feiras do mês de agosto, sob orientação do professor de tecnologias educacionais, André Albuquerque. Para ele, “a experiência colaborativa é muito boa, funciona como uma troca positiva entre todos”.

“Conseguimos estimular os educadores com a cultura maker e a robótica e agora é com eles, poderão trabalhar diretamente com os alunos”, disse.

Sonhos realizados

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens do município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.