Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias

Crianças e adolescentes da Fundhas plantam árvores em São José


Paula Pessoa
Fundhas

Em comemoração à Semana da Água, alunos de duas unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) plantaram mudas de árvores frutíferas nas regiões central e leste de São José dos Campos nesta quinta e sexta-feira (29).

A ação faz parte da programação da Semana da Água da Prefeitura, que segue até o dia 4 de abril, a fim de resgatar o contato da comunidade com frutas típicas da região por meio da educação das crianças e adolescentes sobre o respeito ao meio ambiente.

Plantio em família

“Acho muito bom ter esse plantio porque é um incentivo para as crianças, eles podem passar a experiência uns para os outros. Aprender a cuidar da natureza desde pequeno é importante”, observou a dona de casa, Leila Aparecida de Paula, 39 anos, que plantou uma muda junto com o filho Lucas Emanuel.

Leila e a família moram próximo da Unidade Jorge Alegre, na região central, que recebeu plantio nesta quinta-feira (28). A mãe de seis filhos, dois deles atendidos pela instituição municipal, destaca a importância da atividade. 

“O comportamento dos meus filhos melhorou muito desde que entraram na Fundhas, eles fazem coisas diferentes, como plantar mudas na cidade e passeios, também aprendem a respeitar e a cuidar, é gratificante ver isto”, disse Leila.

Para Lucas Emanuel, 13 anos, a lição é simples: “as árvores nos dão oxigênio e frutos que, no futuro, poderão ser comidos por mim mesmo, pela minha família e um dia até pelos meus filhos”.

Além de arborizar áreas urbanas e embelezar a cidade, as espécies fornecem até quatorze tipos de frutas da região, entre elas, cambuci, pitanga, jabuticaba, jussara, uvaia, cambucã e outras.

Aprendizado consciente

No Campos de São José (região leste), a turma responsável pelo plantio de árvores no Parque Alambari participa da Patrulha Ambiental, que realiza periodicamente campanhas de limpeza no parque e no bairro, ações de conscientização sobre cuidado com o meio ambiente, entre outras.

“É importante fazer o plantio porque é uma forma também de cuidar da água. Eu gosto muito da Patrulha Ambiental, que é um grupo de crianças e adolescentes fazendo pequenas ações para que o mundo se torne melhor”, afirmou Luís Henrique Sousa dos Santos, 10 anos, após explicar aos colegas sobre o ciclo da água.

“Esta ação vem somar no trabalho que já realizamos pela Patrulha, juntando as aulas de Meio Ambiente e de Comunicação. Aqui no Parque fizemos o plantio próximo ao córrego, esta mata é chamada ciliar, todos os alunos sabem a importância dela e a reconhecem. Esta experiência prática ficará guardada com eles para a vida”, explicou o educador ambiental da Fundhas, Reginaldo Friggi.

O eixo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é uma das áreas de conhecimento que a Fundhas aborda na formação de seus atendidos. As crianças e os adolescentes são engajados com atividades que visam melhorar o planeta começando pela própria comunidade.