17 anos de Cephas - Alunos apresentam projetos em comemoração de aniversário


Na próxima segunda-feira (5), às 19h30, o Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) vai comemorar 17 anos de trabalho em São José dos Campos. O evento, voltado aos alunos, funcionários e convidados, acontecerá na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399, Floradas de São José (região sul).

Na ocasião, será aberta a exposição Por Dentro do Cephas, que tem como objetivo apresentar e divulgar os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos da escola.

Além de trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula, estarão expostas turbinas, hélices e motores de aeronave.

Projetos desenvolvidos

Foguete/Disparador de Fogos

Este projeto estará apenas em exposição, pois as normas de segurança não permitem apresentação. O projeto é um disparador de fogos de artifício a distância, sem fio, com o objetivo de evitar acidentes pirotécnicos e garantir a segurança do operador, além de tornar o processo mais ágil e eficaz em ocasiões de médio a grande porte. O projeto funcionará a partir de um sinal codificado enviado por um controle. Após o sinal enviado a uma mesa de 4 canais, ela acionará os fogos de artifício de acordo com o sinal. 

Módulo Motorizado Removível

É um sistema projetado para promover maior autonomia para usuários de cadeiras de rodas. Por meio de um sistema de encaixe, que não exige modificações permanentes na cadeira, é possível para o usuário motorizá-la por um preço baixo e com confiabilidade, ainda permitindo certas modificações de acordo com o gosto do usuário.

Lixeira Eletrônica Interativa

A ideia desse projeto é de sustentabilidade, que visa separação e armazenamento do lixo. Para conscientizar as próximas gerações e assim contribuir com o meio ambiente por meio da separação consciente, podendo ser usada na boa educação infantil, que será o foco principal do projeto, podendo ser utilizada em empresas e afins. A lixeira interativa será acionada por teclas ou comandos alternativos onde a pessoa jogará o lixo no devido lugar.

Consultoria de Negócios Cephas

Este projeto é realizado em parceria com o Sebrae ((Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) desde 2016 e ganhou, neste ano, nova versão, com aplicativo para os alunos usarem em atividades de campo. Hoje são aproximadamente cem alunos do curso de administração, segundo módulo dos três períodos. Durante o programa, os alunos realizam atividades práticas, saem a campo, fazem um diagnóstico da empresa, geram relatório e apresentam feedback para os empresários, identificando onde precisam melhorar. A ação prática é realizada, utilizando o aplicativo desenvolvido pelo Sebrae. Ao término, os alunos recebem certificados emitidos pelo Cephas/Sebrae.

Manutenção de Aeronaves

Será realizada uma exposição das turbinas, hélices e motores de aeronave no jardim. Salvo o ,manche que deve ficar exposto sob a marquise. Não haverá apresentação.

Histórico do Cephas

O Cephas é uma instituição educacional mantido pela Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), fundado em 3 de junho no de 2000. Tem como finalidade oferecer educação profissional por meio de cursos técnicos de nível médio, de acordo com a LDB 9394/1996. Oferece também cursos de qualificação e requalificação por meio de formação inicial e continuada, em cursos de curta duração para atender trabalhadores, independente de escolaridade prévia. Os cursos têm duração variável e são dirigidos a vários setores, sempre voltados para atender a demanda do mercado de trabalho. Todos os cursos técnicos do Cephas são gratuitos e o acesso é feito por meio de vestibulinho, realizado duas vezes por ano.

O objetivo do Cephas é promover a integração às diferentes formas de educação ao trabalho, ciência e tecnologia, visando o permanente desenvolvimento de aptidões para uma vida produtiva e social, além de despertar e estimular a capacidade de visualização e resolução de problemas e espírito empreendedor.

Para simular condições reais de trabalho, os alunos do Cephas têm à disposição várias oficinas e laboratórios, todos equipados: metrologia, metalografia, automação, CNC, química, CAD, informática, eletrônica, projetos e instalações, circuito impresso, mecânica de aeronaves, mecânica, pronto atendimento e robótica.



Fonte: Não Informou
 
[Voltar]   [Índice de Notícias]