Orquestra faz homenagem a Hélio Augusto de Souza nessa quarta-feira



20/10/2016

 

A 50ª Semana Cassiano Ricardo seguiu com três atividades nessa quarta-feira (19). A principal delas foi uma homenagem a Hélio Augusto de Souza, por meio de um concerto da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, às 20h, no Teatro Municipal de São José dos Campos.

 

Segundo a Presidente da Fundhas a noite foi muito bonita e emocionante. "Merecida homenagem ao Professor Hélio Augusto de Souza. O público pode assistir um breve histórico da vida e obra do Professor, na presença de seus 2 filhos. O troféu foi entregue por nossos jovens Lucas e Ingrid, do Programa Aprendiz de Audiovisual, que representaram milhares de crianças e adolescentes que já passaram por nossa querida Instituição desde que o Professor a idealizou. Foi lindo. O que seria do mundo sem pessoas como ele, que sonharam, ousaram e trabalharam duro para verem seus sonhos realizados?"

 

As atrações, no entanto, começaram logo pela manhã, às 9h. A Casa de Cultura Lili Figureira recebeu o “Quintal de Brincar”, que ensinou brincadeiras presentes nas poesias de Cassiano Ricardo. Os participantes aprenderam a produzir capuchetas (espécie de pipas) decoradas com poemas. 

 

Às 19h, no mesmo local, foi realizado o Sarau Viva Cassiano, um evento literário realizado pelos aprendizes das oficinas da Casa de Cultura, com declamações e interpretações dos principais poemas do poeta joseense, sob orientação de Cesar Guirão.

 

Orquestra 

 

O concerto foi dedicado ao Hélio Augusto de Souza, que foi agraciado in memorian com o Troféu Cassiano Ricardo, entregue ao seu filho por adolescentes da Fundhas. O homenageado da noite foi assistente social, professor e, depois, prefeito de São José dos Campos. Ele foi fundamental para o surgimento da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), criando em 1986 a Fundação de Atendimento à Criança e ao Adolescente, entidade que posteriormente levou o seu nome.

 

O programa, sob regência do Maestro Marcello Stasi, apresentou o balé “Les petits rien” de W. A. Mozart (1756-1791) demonstrando a versatilidade do compositor austríaco ao abordar o estilo galante francês. Do eclético compositor francês Jacques Ibert (1890-1962), foi executado “Hommage a Mozart”, um rondó em ré maior, seguido pelo “Concerto em Mi bemol” do russo Igor Stravinsky, obra que já caracterizava sua fase norte-americana. Por último, a “Sinfonia nº 3 em Ré Maior” de Franz Schubert.

 

A apresentação foi uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com a gestão da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), que administra a Orquestra Sinfônica.

 

50ª Semana Cassiano Ricardo

 

A Semana Cassiano Ricardo começou em 4 de outubro e segue até este domingo (23). Neste período, estão sendo realizadas cerca de 30 atrações culturais, sob a curadoria do jornalista e escritor Sílvio Ferreira Leite.

 

O poeta, jornalista e escritor Cassiano Ricardo Leite nasceu em 26 de julho de 1894 em São José dos Campos e faleceu em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro.  Ele foi um dos líderes do movimento pela Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupou a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.







Fonte: Não Informou
 
[Voltar]   [Índice de Notícias]