Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Fundhas realiza plantio em comemoração ao Dia da Árvore


Duas unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) irão realizar ações de plantio de mudas nesta semana em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro.

Na tarde desta quinta-feira (19), um grupo de crianças e adolescentes da Jorge Alegre, no centro, fará plantio de mudas como parte do projeto de reprodução da Mata Atlântica na Fundhas.

As plantas foram cultivadas no Centro de Estudos Ambientais da Instituição, que fica no Parque Industrial (região sul). O espaço receberá mais de 60 mudas nativas visando melhorias na biodiversidade do conjunto de espécies já existentes. 

Já na manhã desta sexta-feira (20), cerca de 15 alunos da Unidade Petrobras, que fica no Campos de São José (região leste), participam do plantio de árvores na Área de Preservação Permanente do Córrego Alambari. A atividade conta com a parceria do Ecomuseu+, Centro de Estudos de Cultura Popular (CECP) e do Lions Clube.

Os alunos são membros da Patrulha Ambiental, que realiza campanhas de limpeza no parque Alambari e no bairro, ações de conscientização sobre cuidados com o meio ambiente, palestras, entre outras.

O trabalho de Meio Ambiente e Sustentabilidade faz parte do histórico de ações e projetos e é uma das áreas de conhecimento que a Fundação trabalha na formação de seus atendidos. As crianças e os adolescentes são engajados em atividades que visam melhorar o planeta começando pela própria comunidade.

E contam ainda com projetos especiais, como o banheiro ecológico construído por alunos no primeiro semestre deste ano, no Centro de Estudos Ambientais, o restauro paisagístico do jardim da Casa Olivo Gomes, no Parque da Cidade, a programação da Semana do Meio Ambiente, entre outros.

Semana da Árvore

A Prefeitura de São José dos Campos realiza programação especial em comemoração ao Dia da Árvore. A agenda conta com plantios e ações de mobilização e educação ambiental envolvendo escolas e comunidade.

O objetivo da Semana da Árvore é estimular a percepção da sociedade sobre a importância das árvores em nosso meio e incentivar a arborização nas vias públicas do município.

Seja nas florestas ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.

Durante a semana serão plantadas mudas de árvores nativas em diversos bairros da cidade com a participação de escolas municipais, estaduais e instituições de ensino privadas. Mais informações aqui.

Fazendo a diferença 

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens do município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC, e pelo Instagram.

Serviço

Plantio de Árvores da Fundhas
Data: 19/09 (quinta-feira), às 9h – Unidade Jorge Alegre.
Local: Antonio Saes, 485, Centro.
Data: 20/09 (sexta-feira), às 9h – Patrulha Ambiental da Unidade Petrobras.
Local: Rua José Gonçalves, 74, Campos de São José.