Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Alunos do Cephas têm aulas com empreendedores de São José


Alunos do técnico em Administração do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) estão tendo aulas diferentes durante esta semana. Divididos em grupos, eles tiveram de convidar empreendedores da cidade para palestrar sobre suas experiências.

Nesta quinta-feira (5), Rebeca de Fátima Soares, dona de uma loja de pasteis e doces no Mercado Municipal, no centro de São José, compartilhou com os jovens um pouco de seus 19 anos de experiência no comércio e deixou a mensagem de se ter determinação e visão positiva para realizar sonhos.

“Para mim, foi importante estar aqui hoje e passar a eles um pouco de experiência, falar que eles podem ser o que quiserem ser, basta se dedicarem, serem pessoas corretas e pensarem positivamente. Eu conquistei mais do que sonhei. O melhor de ser empreendedora é poder estar diretamente ligada a tudo na minha empresa, ser minha própria chefe e amar o que faço”, diz Rebeca.

Segundo Rayane Cibele de Souza, 17 anos, aluna do grupo responsável por convidar a profissional, as “oportunidades de praticar o que aprendemos no Cephas são excelentes”.

“Convidamos a Rebeca para trocar experiência aqui com a turma pelo comportamento que ela tem na loja, no Mercadão, nos chamou a atenção a abordagem dela. Com essas aulas, aprendemos mais ao ouvir pessoas experientes. Vejo o empreendedorismo como uma possibilidade de carreira no futuro”, afirma Rayane.

O ciclo de palestras faz parte dos projetos práticos das aulas de Administração. Durante os dois semestres de cursos, os alunos desenvolvem ‘miniempresas’, para aplicarem conhecimentos de mercado, e projetos voltados à prestação de serviços na comunidade, como aulas de Educação Financeira em escolas estaduais de São José.

Para a equipe técnica do curso, os alunos aprendem competências aliando teoria e prática, pensam em novos produtos e se preparam para o mundo do trabalho. Os projetos são expostos, no final do ano, durante evento organizado no Cephas.

Melhor escolha

  • O Cephas é uma instituição educacional da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) fundada há 19 anos com a finalidade de oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio. A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos há 32 anos.
  • Todos os cursos técnicos do Centro são gratuitos e o acesso é feito por meio de vestibulinho, realizado duas vezes por ano.
  • Também houve a integração das áreas de educação profissional, com a transferência do programa Jovem Aprendiz e das Unidades da Divisão de Empregabilidade para o Cephas, a inserção da metodologia por competência e a ampliação do atendimento pelo programa MedioTec, em parceria com o Governo Federal.
  • O objetivo do Centro é promover a integração às diferentes formas de educação ao trabalho, ciência e tecnologia, visando o permanente desenvolvimento de aptidões para uma vida produtiva e social, além de despertar e estimular a capacidade de visualização e resolução de problemas e espírito empreendedor.

Fique por dentro das ações que a Fundhas e o Cephas realizam em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC.