Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias, Novidades

Seminário abre Semana do Meio Ambiente da Fundhas


A Semana de Meio Ambiente da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) foi oficialmente aberta na manhã desta segunda-feira (3) com o seminário “Educação Ambiental no Meio Urbano”, que aconteceu no auditório da sede da instituição, no Parque Industrial.

O evento de abertura contou com a presença de representantes das secretarias de Saúde e de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura, além de entidades sociais, como o Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, alunos e funcionários da Fundhas. Os convidados apresentaram ações e projetos realizados no município em prol da qualidade de vida e da sustentabilidade. O público participou fazendo perguntas.

Durante o seminário foi apresentada a mascote ambiental, criada por um aluno e que fará parte das ações socioambientais da Fundação. A mascote é uma formiga e foi desenhada por um adolescente da unidade Petrobrás, do Campos de São José. O desenho foi digitalizado e estampa os materiais da Semana de Meio Ambiente deste ano.

Denilson Brito Junior, 14 anos, foi homenageado durante a abertura e contou com o apoio e a presença dos pais, Ana Maria e Denilson, na plateia.

“Eu sempre gostei de desenhar, mas nunca tinha participado de concurso ou feito algo que fosse tão divulgado, como a mascote. Sinto orgulho por meu desenho ter sido escolhido”, disse.

“Estamos muito felizes e orgulhosos dele. A Fundhas é muito importante para o crescimento de nosso filho, oferecendo novos aprendizados para as crianças e jovens. Para todos os que aproveitam é uma ótima oportunidade”, comentou Ana Maria dos Reis Brito, mãe do aluno.

Até a próxima sexta-feira (7), alunos, funcionários e público participante poderão votar em um nome para a mascote.

Programação

Com o tema “Ecossistema Urbano: Cultivando Hábitos Ecológicos”, a Semana do Meio Ambiente segue até a próxima sexta-feira (7) com diversas ações. As atividades abertas ao público têm número de vagas limitadas. Os interessados em participar devem se inscrever pelo site da Fundhas.

O Centro de Estudos Ambientais irá oferecer oficinas, vivências e exposições sobre temas ambientais. Nesta terça-feira (4), acontece o dia de campo sobre paisagismo orgânico e funcional em dois períodos (manhã e tarde) e aberto ao público.

Já na quarta (5), em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro de Estudos Ambientais recebe uma exposição de projetos de alunos e educadores da Fundhas. Os trabalhos expostos contam com experimentos de fotossíntese, trilha na mata ciliar, horta orgânica e compostagem, trabalhos sobre a água, os ‘Mandamentos da Natureza’, degustação de chás e produtos orgânicos, colheitas e plantio, entre outros.  A data marca também a conclusão do projeto inovador de banheiro ecológico da Fundhas, construído por alunos e profissionais durante este semestre.

Na quinta-feira (6), visitantes, funcionários e alunos poderão participar do dia de campo para aprender mais sobre abelhas sem ferrão e o cultivo de orquídeas e bromélias.

A programação se encerra na sexta-feira (7) com oficina sobre reaproveitamento de água da chuva e criação de peixes, além de plantio de mudas na mata ciliar da sede da Fundhas. A ação será realizada por funcionários Pratas da Casa e alunos.

Semana do Meio Ambiente

A Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos é uma realização da Prefeitura com o apoio de diversas secretarias, autarquias e fundações municipais e outros órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil e cidadãos. A programação envolve diversas atividades educativas, palestras, exposições, passeio ciclístico e oficinas para a comunidade, tendo como fio condutor políticas públicas e projetos sustentáveis que são desenvolvidos no município nas áreas de arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, restauração florestal, hortas urbanas e compostagem, dentre outros.

Programação

Veja aqui a programação completa da Semana do Meio Ambiente da Fundhas e participe!
Veja aqui a programação completa da Semana do Meio Ambiente do Município e participe!