Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias

Teatro apresentado por idosos diverte alunos da Fundhas


Paula Pessoa
Fundhas

A tarde desta terça-feira (28) foi animada e cheia de arte no auditório da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) no Parque Industrial. Um grupo de cerca de 12 idosos da Casa do Idoso Centro apresentou uma peça teatral para crianças e adolescentes.

O público, com cerca de 80 alunos, se divertiu e interagiu com os atores, que também são estudantes da Faculdade da Terceira Idade, da Univap (Universidade do Vale do Paraíba). Ao final da peça, os alunos fizeram perguntas aos idosos, que compartilharam um pouco de suas experiências de vida. A experiência intergeracional visa oferecer aos alunos da Fundhas um momento artístico de aprendizado e troca de saberes.

Odete Maria Cerqueira dos Santos, 64 anos, faz aulas de teatro há uma década e se diz apaixonada pela arte. Ela, que também participa na Casa do Idoso do Centro, vê no teatro diversos benefícios para todas as idades.

“O teatro faz bem para a vida, no meu caso, ajuda a treinar a memória, aprender novas palavras e interagir com vários públicos. Estar aqui hoje é muito bom, vi alegria nos rostinhos deles”, conta.

A aluna Heloísa Xavier Lima Souza, 8 anos, aprovou o teatro. “Achei muito legal eles representando animais, foi divertido”.

Para Bárbara Silva Andrade de Jesus, 14 anos, os projetos e atividades da Fundhas contribuem com novos aprendizados e ajudam a desenvolver a comunicação. “Na Fundhas, faço amigos, me comunico melhor e tenho momentos como o de hoje. A visita deles aqui hoje foi muito boa”, disse.

O grupo de teatro da Casa do Idoso Centro busca oferecer aos membros experiências de canto, dança e atuação que permitam inseri-los no ambiente social e artístico. A Casa do Idoso é um centro de referência para idosos com atividades gratuitas administrado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.