Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias

Funcionários ‘Pratas da Casa’ visitam as unidades da FUNDHAS


Paula Pessoa
Fundhas

As atividades do “Prata da Casa”, novo projeto da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), começaram nesta segunda-feira (15). Os funcionários que foram alunos da instituição começam a visitar as unidades para trocar experiências e aprendizados sobre suas trajetórias com crianças e adolescentes. A primeira unidade a realizar o encontro foi a Jorge Alegre, no centro.  

Os membros do projeto irão visitar as 10 unidades da Deca (Divisão Especializada em Criança e Adolescente) que atendem dos 6 aos 14 anos. Em duplas e trios, os profissionais se encontram com estudantes e, por meio de um jogo de perguntas e respostas, abordam temas como: sonhos, estudos, trajetória de vida e expectativas. A programação segue até o próximo dia 24.

“Foi uma experiência fantástica. Falamos sobre projetos de vida e sonhos para o futuro. O mais importante foi poder compartilhar com eles nossas experiências. Eles participaram muito bem, foi bom ouvir suas histórias, saber as expectativas e como enxergam a Fundhas”, comentou Carlos Arcanjo, da equipe de Supervisão Técnica.

Arcanjo foi adolescente atendido pela Fundhas durante seis anos. Há 17, trabalha na instituição em prol dos programas e projetos que são referência e oferecem oportunidades de mudança de vida a milhares de crianças e adolescentes em São José dos Campos.

Animadas e participativas no meio do público, as alunas Irís e Kevelyn aprovaram a visita diferente da manhã desta segunda. “Foi muito legal aprender novas coisas sobre a Fundhas, pensar no que ela representa para minha vida e no meu futuro. Também foi legal conhecer os ex-alunos, gostei muito”, disse Kevelyn.

“A gente perguntava e eles respondiam, gostei. Tirei dúvidas sobre a história deles e falamos sobre o que queremos para o futuro. Todos participaram, achei legal a visita”, observou a colega, Iris.

O projeto

Vinte e seis funcionários que foram alunos da instituição receberam uma homenagem em fevereiro, durante evento de lançamento do Prata da Casa, na sede (Parque Industrial). Os profissionais receberam um botton com o símbolo do projeto e foram convidados a visitar as unidades da Fundhas durante o ano trocando experiências de vida com alunos.

A ideia inovadora foi recebida com emoção e gratidão pelos funcionários, que poderão agendar até dois dias por ano para visitarem unidades seguindo uma programação predefinida.

A Fundhas

Ao longo dos 32 anos de existência, a Fundação mantida pela Prefeitura de São José dos Campos contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens, que tiveram a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

Atualmente, são atendidos 3.500 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, em atividades de lazer nas 14 unidades da Fundhas. 

Além da Deca, a Fundhas tem a DE (Divisão de Empregabilidade), com quatro unidades, que é administrada pelo Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) e oferece cursos de qualificação profissional.

Com atuação no contraturno escolar, a Fundhas oferece atividades diferenciadas para crianças e adolescentes pautadas nos quatro pilares da Educação da Unesco (Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer) distribuídos em campos de aprendizagem e áreas de conhecimento.

Acompanhe a Fundhas

Quem quiser ficar por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pode acompanhar, pelo Facebook, na página Fundhas SJC a cada dia um case de sucesso de ex-alunos, alunos e funcionários é divulgado em comemoração aos 32 anos da instituição, completados em abril.