Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias

Alunos da Fundhas se destacam e ganham bolsa de estudo no colégio da Univap


Paula Pessoa
Fundhas

Jovens das unidades profissionalizantes da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) foram aprovados com bolsa de 100% para um curso técnico no Colégio Univap, unidade Centro. Os 11 alunos participam do Programa de Apoio ao Estudo (PAE) da instituição e recebem benefícios como vale transporte, vale alimentação e bolsa-auxílio para que possam dedicar-se exclusivamente aos estudos.

A boa formação recebida na Fundhas durante os cursos profissionalizantes possibilitou aos adolescentes essa conquista. O grupo, que faz o ensino médio em escolas públicas do município, já começou as aulas no técnico em Análises Clínicas. As aulas acontecem toda manhã, de segunda a sábado, com previsão de dois anos de duração.

O curso prepara os alunos para atuar em laboratórios de análises clínicas humanas e veterinárias, como também capacita para o trabalho em hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, laboratórios e desenvolver pesquisas acadêmicas.

Oportunidade

Douglas Vinícius Targino de Souza, de 16 anos, é um dos futuros técnicos em Análises Clínicas e está animado com a novidade. “Estou tentando aprender o máximo, a área de Saúde me interessa e essa oportunidade é única, vou aproveitar”, conta o jovem que frequentou a Unidade do Campo dos Alemães.

“A Fundhas me ensinou e preparou com qualidade, nos cursos que fiz de Mecânica e Elétrica, e com a motivação dos professores. No começo eu pensava mais em trabalhar, agora vejo que o foco no estudo é importante também. Quero dar uma casa própria para a minha família e ter meu carro, então, me esforço para isso”, disse Douglas, que divide a rotina entre as aulas, tarefas de casa e momentos de lazer.

Para a aluna Rebecca Vitória Sousa Silva, 16 anos, que foi da Unidade Profissionalizante do Parque Industrial, o apoio recebido na Fundhas fez toda a diferença.

“Estou gostando bastante, ainda não tinha certeza sobre o que eu queria como profissão, esse curso é como uma luzinha que acendeu. A área da Saúde é importante, pois lida com vidas, como técnico em Análises Clínicas podemos trabalhar em laboratórios e hospitais. Desejo me formar e ser uma boa profissional, quero trabalhar para ter estabilidade financeira”, afirmou.

A rotina de Rebecca é focada nos estudos, além do técnico e da escola regular, ela faz aulas de inglês todos os dias e reconhece o valor da Fundação. “A Fundhas representa cuidado, carinho e zelo para mim, foi o que recebi lá. Os alunos da Fundhas devem valorizar o que recebem de forma gratuita e com qualidade e pensar no futuro”, disse.

Programa de Apoio ao Estudo

O PAE tem como objetivo apoiar os projetos de vida dos alunos que, tendo passado pelas unidades da Divisão Regional ou da Divisão de Empregabilidade da Fundhas, dão continuidade nos estudos em cursos técnicos ou preparatórios para vestibulares.  

O projeto incentiva à permanência nos estudos, realiza a divulgação das oportunidades em colégios particulares e bolsa-auxílio aos adolescentes vinculados à instituição, além do acompanhamento socioeducativo e socioassistencial.

O acompanhamento socioeducativo conta com controle de frequência e desempenho, divulgação de vagas na região, assim como todo o suporte que o adolescente necessite da parte pedagógica. No âmbito socioassistencial, o PAE oferece auxílio financeiro, com bolsas-auxílio, uniformes, passe escolar e auxílio alimentação. As famílias dos alunos também são atendidas e orientadas pelo Serviço Social sempre que necessário, para que o bolsista tenha o melhor aproveitamento do curso.