Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias

Alunos da Fundhas têm aula diferente com visita ao Memorial Aeroespacial


Paula Pessoa
Fundhas

O aprendizado prático complementa as ações pedagógicas e culturais da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) em São José dos Campos. Nesta semana, um grupo de 30 adolescentes, com idades entre 12 e 14 anos, da Unidade Embraer (Putim) trocou a sala de aula pelos espaços do Memorial Aeroespascial Brasileiro (MAB) para uma experiência diferente.  

Alex Raimundo Junior, 14 anos, mora no Pinheirinho dos Palmares (região sudeste) e frequenta a Fundhas do Putim há um ano. O caminho que ele faz de casa até a unidade já é rotineiro, mas nesta semana ele pode conhecer um novo espaço na cidade.

Pela primeira vez no MAB, o garoto gostou dos objetos históricos que viu e aprovou a visita realizada na companhia dos colegas e das professoras. “De tudo que vi lá, o foguete chamou mais minha atenção, pois com ele podemos explorar o espaço, deve ser demais”, disse.

Ainda em dúvida sobre o caminho a seguir nos estudos e como profissão, Alex busca aproveitar tudo que recebe na Fundação. “São muitas oportunidades, o que dificilmente teríamos em outros lugares, conhecer lugares novos traz novos conhecimentos”, disse.

Thales Renan Conrado Lins, 11 anos, é vizinho de Alex e frequenta a instituição há cinco anos. O estudante gosta de ir aos museus com a Fundhas, como o Catavento, em São Paulo, e agora o MAB. “Essas visitas são legais, foi uma aula diferente e eu gosto quando temos atividades assim, pois fica guardado na nossa memória”, observou.

Aprendizado prático

Os passeios e visitas técnicas têm finalidade pedagógica e contribuem para a interação social e bagagem cultural dos alunos, favorecendo a emancipação social dos atendidos. As ações são organizadas de acordo com as faixas etárias e os projetos trabalhados nas unidades.

“O aprendizado prático fora da sala de aula é positivo, novos ambientes culturais e educacionais ampliam a visão dos alunos e dos educadores, são estímulos positivos. Dá para aprender mais do que em qualquer aula comum, vamos além junto com eles, todos saem ganhando”, disse a professora de Acompanhamento Pedagógico em Língua Portuguesa, Luciana Justen.

Luciana explicou ainda que os adolescentes estão se preparando para a fase da empregabilidade, por isso, visitas deste tipos são previstas para motivá-los e abordar temas de interesse, como tecnologia e inovação.

“Eles foram motivados a buscarem seus sonhos e acreditarem em si mesmos, além de ouvirem bons exemplos do uso responsável e inteligente da tecnologia, que está tão próxima de nós”, completou Luciana.

O MAB possui acervo científico e tecnológico da aeronáutica e do Programa Espacial Brasileiro e fica à avenida Brigadeiro Faria Lima, s/n, junto ao Aeroporto de São José dos Campos. Mais informações pelos telefones: 3947-7844 / 3947-3046

A Instituição

Atualmente, a instituição mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, atende mais de 3 mil crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades gratuitas em 14 unidades. A Deca é responsável por 10 unidades, atendendo entre 6 e 14 anos. Enquanto a Divisão de Empregabilidade, com quatro unidades, é administrada pelo Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). 

Nos 31 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens que, por meio dos projetos, tiveram a possibilidade de realizar sonhos e buscar crescimento profissional.

Com atuação no contraturno escolar, a Fundhas oferece atividades diferenciadas para crianças e adolescentes há 31 anos. Entre as ações estão música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem de forma gratuita, alimentação, uniforme e transporte.

O Cephas é uma instituição educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.