Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Home > Notícias

Crianças da Fundhas aprendem sobre meio ambiente com cultivo de milho


Paula Pessoa
FUNDHAS

Respeito à natureza, preservação e alimentação saudável são lições vivenciadas pelas crianças e adolescentes da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), em São José dos Campos. O aprendizado prático é possível por meio do cultivo de hortas. Na unidade Jorge Alegre, no centro, os alunos aprendem cultivando milho.

Nesta quinta (28) e sexta-feira (1º), os alunos colheram cerca de 300 espigas, que foram cozidas e servidas no almoço. Um grupo preparou ainda bolo de milho para a turma toda experimentar. A atividade desta semana busca proporcionar experiências práticas às crianças e aos adolescentes que vivenciam todas as etapas do preparo da terra, cuidados, plantio e colheita. A atividade acontece periodicamente na unidade. 

“No final do ano, em dezembro, plantamos o milho na horta da unidade, preparamos a terra para utilizar bem o espaço e planejamos para acompanhar o cultivo. Com isso, mostramos a importância dos cuidados com a natureza, o respeito à terra e tudo que ela nos oferece, a paciência para esperar e motivamos o interesse dos alunos, que participaram e aprovaram”, explicou o educador de Meio Ambiente e Sustentabilidade e técnico agrícola, Celso Lopes Fernandes.

Da horta para a cozinha

Após esperar o tempo natural do plantio até a colheita, chegou a hora das crianças e adolescentes saborearem o milho da horta em diferentes formas, cozido, como suco e bolo.

“Os professores nos ajudam bastante e dá para aprender de forma divertida. Precisamos cuidar da natureza, de nós e do próximo”, afirmou Kevillyn Rodrigues, 10 anos.

“Gosto de plantar e colher na horta, é tudo natural e fresco. O cuidado com a natureza é importante porque ela nos dá muita coisa boa, principalmente comida. Aqui na Fundhas recebo apoio para ter uma vida melhor no futuro”, comentou Cauã Felipe Oliveira de Lima, 12 anos, que sonha em ser enfermeiro e poder cuidar das pessoas.

Os quitutes de milho foram degustados pela equipe da Jorge Alegre, que, como a Erika do Prado Freitas, 12 anos, provou e elogiou. “Está muito bom, comida natural faz bem para a saúde, não é mesmo?”, disse.

Sustentabilidade

O eixo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é uma das áreas de conhecimento que a Fundhas aborda na formação de seus atendidos.

O objetivo é oferecer conhecimentos que promovam a transformação de hábitos e atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente, preservação, consumo consciente e qualidade de vida.

A instituição

Entre as atividades oferecidas pela Fundhas estão música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem, gratuitamente, alimentação, uniforme e transporte.

A Divisão de Empregabilidade é administrada pelo Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que é mantido pela Prefeitura de São José, por meio da Fundhas, com a finalidade de oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.